sábado, 21 de maio de 2011

TENDENCIA OU TRASCENDÊNCIA?

      Como diz o outro: "olá,tudo bem!",fazendo juz ao título desse blog,eu tenho dado a vida pela música,e graças a essa arma de destruição em massa que é o computador,eu tenho passado horas "perambulando"por esse continente chamado internet.Um dos frutos dessa andança,foi ter conhecido sonoridades que antigamete só ouvia falar ou lia nas páginas das revistas especializadas.É o caso do DOOM METAL,do SLUDGECORE e do STONER ROCK.Tenho percorrido os quatro cantos desse continente virtual,fazendo descobertas,tirando dúvidas e me envolvendo profundamente com essas sonoridades.

       Nessas "andanças" percebi uma agradavel tendência dentro do universo do STONER e suas ramificações.Quando falo em tendência não me refiro a modismos,mas à uma migração de músicos de "peso" - provavelmente natural - para esse estilo do rock.Quando falo:Músicos de peso,me refiro à musicalidade,sendo estes oriundos do DEATH METAL,do BLACK METAL,do THRASH METAL,etc...

       Se você ainda não compreendeu o que "este doido" tá falando,eu facilito !STONER é um movimento criado no final dos anos 80 e início dos 90.Essa sonoridade tem como base o HARD ROCK dos anos 70.Por favor não confundam HARD ROCK com GLAM ROCK!!! Decerto você deve ter em sua memória uma visão do HARD ROCK baseada nos anos 80,quando bandas como:TWISTED SISTER,POISON,MOTLEY CRUE e W.A.S.P.,se vestiam de maneira espalhafatosa,usavam maquiagem carregada e faziam poses e "biquinhos" de gênero duvidoso.Esse casamento do GLAM com o HARD é material para outro artigo,aguardem.HARD ROCK setentista era o que faziam LED ZEPPELIN,DEEP PURPLE,AC/DC,entre outras.Também vamos deixar os anos 70 e a formação musical do STONER pra depois.

       Dando sequencia...O STONER era enfluenciado pelo HARD ROCK,nasceu nos Estados Unidos,atravez dos acordes de bandas como SOUNDGARDEN,que na segunda metade da década de 80,mais precisamente em 1985 já fazia algo semelhante ao que só  viria a surgir de fato no início dos anos 90 com o lendário quarteto de PALM SPRINGS,o KYUSS(leia se CAIUS).Este movimento tinha - e tem - como filosofia a vida estradeira,motocicletas,carros envenenados,muita bebedeira,sexo e drogas às mais variadas,resumindo:"LIBERDADE!!!".

       Agora que você se cituou e desvendou um pouco do que é o STONER - e vai ficar sabendo muito mais em breve - vamos ao que enteressa.

       A migração à que me referi anteriormente não se trata de um abandono do que se fazia antes.Ao meu ver,essa tendência pode se chamar de natural por vários motivos listados a seguir:
      
  •   Depois de muito tempo fazendo a mesma coisa,ouvindo a mesma coisa,algumas pessoas se cansam e naturalmente buscam outras "praias".
  •   Muitas vezes um músico toca determinado estilo por amizade,por conveniência,por comodidade,por dinheiro,por oportunismo,e chega a hora que aquilo que gosta de fato fala mais alto.
  •  Também podemos citar o fator do amadurecimento de cada indivíduo.O que faz nossa cabeça na juventude nem sempre nos completa quando crescemos.
  •   talvez o sujeito viva dividido por suas paixões dedicando assim um tempo para cada coisa.
  • O STONER É FODA MESMO E FIM DE PAPO,OUVIU FICOU VICIADO!!!!!!!!
      
       Estes são os motivos que me covem acreditar,se você concorda ou não é outra história,e se você acha que ajam outros motivos,parabéns você tem personalidade,HEHEHEHEHE...
       Confirmando o motivo de eu ter escrito esse artigo,veja agora alguns músicos que corroboram para essa realidade:
  

    
    Phil Anselmo
    
  • O caso mais conhecido de todos é o de PHIL ANSELMO do PANTERA.Ainda como vocalista dessa banda em 1991 ele se afiliou a músicos do CROWBAR  e do EYEHATEGOD e formou o DOWN.Em 1995 o DOWN lançou seu debut entitulado de NOLA,sigla que significa:New Orleans-LuisianA.New Orleans é a cidade natal do DOWN,e NOLA também serve de título para a cena DOOM METAL daquela cidade.Com o fim do PANTERA,quem se juntou ao DOWN foi o baixista REX BROWN,companheiro de PHIL na antiga banda.

    
    Sahg-King em pé à esquerda
    
  • Já em seu terceiro trabalho a banda norueguesa SAHG é capitaniada por um ex -membro de uma das mais perversas hordas BLACK METAL daquele país,o GORGOROTH!!!!!!!O baixista KING(OV HELL),foi uma grata surpresa para mim,pois o SAHG é uma banda de STONER DOOM muito boa,com riffs cadenciados e fidelícimos aos 70's,as músicas tem uma melodia que gruda no seu ouvido,vocal contagiante e limpo,uma veia HARD ROCK inegável e dígna de reverencia.

    
    Fenriz- o incansavél!
    
  • Outro nome do BLACK METAL noruegues que "brinca" com o STONER vez ou outra é FENRIZ do DARKTHRONE,nome que remonta a glória dos anos 90 quando o MAYHEM tinha EURONIMOUS e o BATHORY estava na sua melhor forma.FENRIZ' RED PLANET é como se chama o trabalho do cara.Se trata de um STONER DOOM clichê,o que não significa em hipótese alguma que o trabalho seja ruim.Meus amigos,em se tratando de FENRIZ,pode esperar qualidade em todos os sentidos!!!!!!!!



  • Outra figurinha fácil da cena STONER DOOM mundial é LEE DORRIAN,frontman do CATHEDRAL.Antes disso ele foi vocalista do NAPALM DEATH.Nesta banda ele gravou o lado "B" do clássico album SCUM,pois o lado "A" havia sido gravado por NIK BULLEN que abandonou a banda durante as gravações.O disco FROM ENSLAVEMENT TO OBLITERATION também foi gravado por ele.Logo em seguida LEE DORRIAN foi substtuido por BARNEY GREENWAY vocalista do BENEDCTION,que está até hoje neste cargo.

  •  Quem não conhece o CARCASS né !?! Banda precursora do GRIND e do SPLATTER,que teve seu fim em 1995 mas retornou em 2008 para uma série de apresentações.Um dos guitarristas dessa banda,o sueco MIKE AMOTT,quando da sua saida em 1993,após as gravações do HEARTWORK,formou o SPIRITUAL BEGGARS.Em 1998 MIKE AMOTT junto com seu írmão CRISTOPHER formou o ARCH ENEMY,banda tão porrada quanto o CARCASS,mas nem assim abandonou o seu SPIRITUAL,que é sem dúvida o maior nome da cena STONER de seu país.
          O cara é tão STONER que até riffs nessa linha são encontrados na snoridade do
          CARCASS,duvida? Preste atenção em NO LOVE LOST do HEARTWORK!

Mike Amott(com camisa do Trouble)ao lado de Jeff Walker ,na re-união do Carcass

                                                                                                                                                         
  
     
    
    Pepper Keenan,o revolucionario dentro do C.O.C.
    
  • Um caso enteressante é o da banda norte americana CORROSION OF CONFORMITY.Aqui não foi o músico que foi fazer um trabalho paralelo,foi a proposta da banda que mudou.O C.O.C. como é conhecido,iniciou suas atividades no início dos anos 80,praticando a fusão de HARDCORE e THRASH METAL,o que alguns chamam de THRASHCORE e outros  de CROSSOVER.Tente imaginar o susto que os fãs tomaram quando em 1991 a banda  lançou o disco BLIND.Trocaram o bate-estaca pela lisergia.Atribua-se à essa mudança a entrada do vocalista/guitarrista PEPPER KEENAN,em 1989.Um fato curioso é que PEPPER hoje também é guitarrista do DOWN  de PHIL ANSELMO.


         Você viu só quantos exemplos!?! Felizes exemplos diga-se de passagem.
         Pois bem meus caros,vou encerrar por aqui,tenho certeza que se você não se convenceu do que eu disse pelo menos aprendeu alguma coisa sobre música hoje.Eu poderia escrever-lhes muito mais,citar outras bandas e músicos que já beberam e bebem no STONER.Eu poderia até mesmo falar de quem fez o caminho contrario,isso mesmo,da lisergia foi pro peso,mas vamos deixar pra outro dia neste mesmo bat-blog,FLW! 








DOWN-Phil Anselmo na frente,Pepper ao seu lado de oculos e Rex ao fundo à esquerda
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário